quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Hiperativo?

Nos dias de hoje é muito comum pais e professores comentarem sobre crianças hiperativas. A bem da verdade hiperatividade é o assunto da moda, e como tudo que está na moda é usado em demasia.

A criança “levada”, bagunceira e desobediente está sendo rotulada como hiperativa.

Criança saudável tem muita energia. Antes elas podiam correr no quintal, brincar e pular na calçada longe dos olhares atentos das mães. Voltavam imundos para casa como prova de que haviam brincado bastante. Tomavam banho, jantavam e dormiam porque estavam exaustas. Hoje, a criança fica confinada nos apartamentos onde têm que dividir o espaço com os móveis, enfeites e eletroeletrônicos. A energia saudável da criança continua a mesma e ela precisa gastar. Então ela fica pulando de um sofá para o outro, correndo em volta da mesinha de centro, até que num determinado momento cai e se machuca ou quebra alguma coisa. Então a mãe entra em ação e imagina ter algo errado com seu filho, ou seja, ele é hiperativo.
Vejam só o contrate: A criança saudável de ontem é a criança hiperativa(doente) de hoje.
Mesmo na escola a criança não consegue “gastar” toda a energia que necessita. As escolas de Educação Infantil são casas adaptadas e na verdade não possuem espaço para correr e brincar. Elas têm que ficar sentadas na sala de aula fazendo atividades. Dificilmente saem para realizar alguma atividade ao ar livre. Se vão ao parquinho têm que ficar sentadas “fazendo bolinho” de areia. Quando começam a correr logo são desestimuladas em razão do perigo de cair e se machucar.

Então aonde é que elas vão gastar toda essa energia?

A criança para ser diagnosticada como hiperativa têm que apresentar um roll de atitudes pertinentes à hiperatividade. Para se obter um diagnóstico sério há que ser feita uma extensa análise clinica por um especialista em TDAH onde serão analisadas as características comportamentais e emocionais bem como as cognitivas.

Temos que ser responsáveis ao falar em hiperatividade.

Só para se ter uma ideia uma pesquisa realizada entre os anos de 2000 e 2004 foi contatado um aumento de 940% na venda dos medicamentos indicados para o tratamento de crianças hiperativas

Criança levada é criança saudável.

Muitas vezes o comportamento da criança está mais ligado à ausência de orientação do que a hiperatividade, O papel dos pais na educação é fundamental para o bom desenvolvimento comportamental do filho.


O texto na íntegra você confere clicando aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dinilso,fiquei super feliz por conhecer esse seu outro blog,já era fâ do outro e agora não vou desgrudar daqui.Adoro seu jeito de escrever e suas postagens são ótimas.Parabéns!

Natália Rodrigues disse...

OLÁ DINI!!! VIM VISITAR ESTE SEU BLOG. GOSTEI MUITO. NÃO CONHECIA,ESPIAVA APENAS O "ESCOLINHA DO TIO DINI". PARABÉNS!!!!BJ,NATÁLIA